O que é preciso para ter uma microfranquia no Brasil?

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As microfranquias se demonstram cada vez melhores como oportunidade de negócio. Elas oferecem a segurança de um modelo de negócio já validado e o know-how como das tradicionais franquias, mas em um modelo mais enxuto que exclui a necessidade de um investimento inicial tão alto quanto a delas. Porém, mesmo com estas vantagens é importante a quem almeja ter uma microfranquia no Brasil estar atento a detalhes.

É claro que todas as vantagens fazem brilhar os olhos de quem pensa em abrir o próprio negócio. Contudo, antes de tomar a decisão por esse caminho é importante esclarecer possíveis dúvidas – ou se antecipar a algumas questões.

Você sabe o que é preciso para ter uma microfranquia no Brasil? Para te ajudar com essa e outras questões, preparamos um conteúdo completo sobre microfranquias. Continue por aqui e veja as dicas que preparamos com base nas experiências que temos na área.

Ter o  perfil empreendedor de um microfranqueado

Independentemente do tipo de empresa que você vá abrir, uma questão é importante e decisiva para o sucesso da microfranquia no Brasil ou em qualquer lugar: o perfil empreendedor. Afinal, será preciso gerenciar o negócio e, em alguns casos, até mesmo colocar a mão na massa!

É claro que a complexidade para tocar um negócio na modalidade microfranquia é menor. Ou melhor, não é menor, mas melhor instruído e apoiado pela franqueadora. Porém, em contrapartida, o sucesso estará em suas mãos.

Será exigida muita dedicação para chegar lá, mesmo que ela não seja full time (em tempo integral). Por isso, antes de se comprometer com este tipo de negócio, certifique-se de que você tem o perfil para empreender neste modelo.

Isso engloba não apenas o papel de ser um gestor responsável por todas as decisões – e consequências de cada uma delas-, mas também a relação que você possui com o tipo de negócio (área de atuação e mercado), produtos ou serviços comercializado, além do escopo necessário indicado pelas opções pleiteadas – que engloba horas de dedicação, envolvimento com o negócio, dentre outros.

Entender o real papel do franqueador no seu negócio

O franqueador é o dono original da empresa que cederá aos microfranqueados o direito de uso de toda a operação da empresa, além da marca – um dos maiores ativos de uma rede de franquias.

É dele a função de desenvolver o negócio, a visibilidade da marca e orientar quanto os meios para que outros empreendedores, os microfranqueados, possam obter o mesmo sucesso localmente.

Contudo, além de oferecer todo o suporte aos interessados em investir no negócio, burocraticamente ele tem algumas obrigações que garantem ao microfranqueado algumas seguranças quanto à marca. Por exemplo, o registro da empresa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Sem esse registro é ilegal oferecer uma microfranquia no Brasil – e este deve ser um item de atenção ao escolher um negócio para investir.

Por este e outros motivos, o microfranqueado não possui tanta liberdade para inovar no negócio sem a validação prévia da franqueadora. Este é um ponto bastante importante para validar o seu perfil e interesse neste modelo de negócio! Atente-se.

A Lei das Franquias Empresariais brasileiras

O nome microfranquia foi dado pelo mercado, sendo esta uma vertente ou modalidade do tradicional modelo de franquias. Isso aconteceu de forma natural  com o objetivo de diferenciar os tipos de negócios que podem divergir no que se refere à complexidade de gestão e requisitos financeiros para investimento.

Entretanto, aos olhos da constituição, franquias e microfranquias são considerados o mesmo tipo de negócio. Ou seja, ambas devem funcionar dentro da Lei de Franquias Empresariais. Ela fala sobre as obrigações e direitos dos franqueadores e franqueados.

Portanto, antes de abrir uma microfranquia no Brasil, leia atentamente os  tópicos da lei para verificar todas as suas obrigações e direitos como microfranqueado, bem como se o franqueador respeita e se enquadra em todas as questões determinadas.

Os custos para abrir uma microfranquia no Brasil

A grande vantagem das microfranquias em relação aos modelos tradicionais de franquias está no investimento (valores) necessário para lançar e manter a empresa até que o retorno sobre o investimento inicie.

Começando pelo aporte, ou seja, pelo valor que o franqueador exigirá para concessão de uso da marca a você. Ele é consideravelmente mais baixo, limitando-se a R$80 mil. Vale ressaltar que se a opção for por microfranquias virtuais ou home based, estes valores tendem a reduzir drasticamente.

Mas não apenas isso. Como esse é um modelo de negócios que permite a formalização como MEI (microempreendedor individual), todas as burocracias de abertura de empresa (legalmente falando, o CNPJ), impostos e taxas cobradas pelo governo são inferiores também.

Além disso, nos modelos de microfranquias virtuais e home based citados, o investimento de tempo – que também é dinheiro-, assim como de infraestrutura e pessoal pode ser drasticamente reduzido ou até mesmo desnecessário.

Abrir uma microfranquia no Brasil é muito mais simples que começar uma empresa do zero. Afinal, você terá à sua disposição toda a orientação de profissionais experientes e o know-how do caminho certo para empreender e chegar ao sucesso.

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