4 vantagens (e uma desvantagem) de abrir uma Franquia Home Based

O que pode ser melhor do que trabalhar dentro de casa? Com o aumento da diversificação das formas de trabalho, um modelo de franquia recente, mas já consolidado nos Estados Unidos, tem ganho espaço no mercado brasileiro: a franquia home based.

Também chamado pelo especialistas de franquia doméstica, o modelo não necessita de escritório ou ponto de venda. O franqueado trabalha geralmente sozinho e de casa seguindo os moldes do conhecido home office, empreendendo com flexibilidade de tempo e independência. Você já se perguntou o que um investidor precisa ter e quais são as vantagens de abrir uma franquia home based?

Vantagens e Desvantagens da Franquia Home Based

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias home based apresentou crescimento de 15% em 2014 e desde então não tem parado, mesmo na crise. “É uma forma mais ágil e segura de viabilizar um negócio”, afirma Luiz Felizardo Barroso, advogado especialista em franquias.

Para entender mais sobre como funcionam uma franquia home based, listamos 4 vantagens (e uma desvantagem) do modelo:

1. Menor valor de investimento

Além de não ser necessário o investimento em um espaço próprio ou reformas para adequação à marca, o modelo geralmente apresenta um valor de taxa de franquia inferior aos modelos tradicionais. Estes pontos podem ser decisivos no início, já que reduzem drasticamente o custo inicial da operação até que os primeiros resultados apareçam.

2. Economia de tempo

Sem a necessidade de todo dia ter que se locomover para o local de trabalho, os custos e tempo de deslocamento são reduzidos a zero. Com menos tempo enfrentando a correria da mobilidade no cotidiano e mais tempo dedicado ao trabalho em si, é perceptível ver porque as franquias home based tem ganho popularidade.

3. Simplicidade na gestão

Grande parte das franquias que aderem a esse modelo precisam de poucos ou nenhum funcionário, sendo desnecessário a contratação de funcionário. Além disso, por sua estrutura menor, a gestão burocrática tende a mais simples e ao mesmo tempo focada.

4. Otimização de horários

Com um bom gerenciamento de atividades, é possível organizar o tempo e realizar tarefas domésticas como pagar as contas ou preparar o almoço. O empreendedor efetivamente irá gerir seus horários e assim terá mais tempo para outras tarefas, mas não deve permitir que elas tomem as horas dedicadas ao trabalho. Uma agenda concreta ajuda a manter o equilíbrio entre os compromissos particulares e profissionais.

Desvantagem da franquia home based

A desvantagem, que na verdade é um desafio: gerir um franquia home based é a necessidade de disciplina e autocontrole. Como já comentado, trabalhar de forma independente e em casa exige disciplina e profissionalismo, além de uma rotina de trabalho que precisa ser respeitada. Nem todas as pessoas possuem essas habilidades para coordenar seu trabalho e podem acabar se distraindo com outros afazeres. Por isso, é fundamental analisar seu perfil profissional com cuidado antes de optar por pelo home based.

Se você está em busca de um novo negócio e quer começar a empreender agora mesmo, vale a pena conferir, neste link, o material exclusivo  que elaboramos com orientações importantes para quem quer investir em uma franquia home based.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *