O que é microfranquia e por que são um bom investimento?

Microfranquia: começar pequeno pode ser um bom negócio?Ter um negócio próprio é plano ou pelo menos sonho de muitos brasileiros. Para aqueles que ainda não têm uma ideia de negócio definida ou apenas não sabe por onde começar, a dica é optar por um negócio do tipo microfranquia. Um conceito bastante similar ao das conhecidas e grandiosas redes de franquias, porém com investimento necessário reduzidos, dentre outras vantagens. Você já ouviu falar sobre elas, como e porque são um bom negócio?

O que é uma microfranquia

As microfranquias tratam-se de um modelo de negócio replicável, assim como as franquias, que engloba todas as questões do franchising tradicional. A diferença está diretamente na questão do valor máximo do investimento ( segundo a ABF – Associação Brasileira de Franquias) e na quantidade necessária como capital de giro, que é determinante para manutenção, operação e crescimento da empresa.

Com essa característica é facilitado aos interessados em empreender, mas que não possuem muito dinheiro para investir, a realização do sonho de gerenciar o próprio negócio. Principalmente porque o termo “micro” nada diz respeito à lucratividade dele – pelo contrário!

Apesar de ser uma solução mais enxuta e econômica, a microfranquia tem total possibilidade de crescer e superar as expectativas financeiras de uma franquia convencional, inclusive. Para isso é necessário dedicação, empenho e foco, como em qualquer negócio.

Em geral elas possuem infraestrutura similar às das franquias tradicionais:

  • Oferecem um modelo de negócio testado, validado e replicável;
  • Disponibilizam treinamento e capacitação para o microfraqueado;
  • Trabalham em conjunto aos franqueados em relação ao marketing;
  • Trabalham fortemente a consolidação, reforço e reconhecimento de marca; dentre outros.

Mas não apenas de similaridades entre franquia e microfranquia um negócio deste perfil prospera. Por isso é importante estar atento a diversas questões.

Principais diferenças entre franquia e microfranquia

Embora sejam muito parecidas com as franquias tradicionais, as microfranquias têm suas particularidades.

Microfranquia: começar pequeno pode ser um bom negócio?

Dentre os desafios e benefícios deste modelo de negócio podemos dar destaque a algumas questões que oneram as franquias tradicionais e que se destacam na “versão de bolso”:

Ponto comercial

As exigências de infraestrutura são bem menores. Em alguns casos, quiosques são suficientes. Em modelos de franquias virtuais, então, o trabalho pode ser feito quase por completo de casa.

Nesta versão você desenvolve o trabalho de onde quiser, bastando recursos como um computador e internet, já que ligações podem ser feitas e ter seus custos reduzidos também em prol da lucratividade.

Mão de obra

As microfranquias geralmente não exigem uma equipe multifuncional. Na maioria dos casos, é possível operar com um único funcionário em auxílio ao dono, dividindo funções e responsabilidades.

Em alguns específicos, você pode tocar a microfranquia por conta própria! Nestas situações a flexibilidade de iniciar os trabalhos como atividade paralela é beneficiado – e isso geralmente não é possível em modelos de franquias mais robustas.

Investimento

O valor a ser investido para começar a empreender é reduzido, como já falamos anteriormente. Mas é preciso pensar no investimento como um todo: incluindo taxas, royalties e, claro, perspectiva de receita/lucro.

O motivo de controlar quanto será investido não se restringe a saber se você tem o dinheiro para fazer o negócio acontecer, mas também se o retorno e o prazo previsto para que ele aconteça são adequados ao seu planejamento financeiro.

Aprovação e início das atividades de franqueado

Outra diferença que é considerada um grande atrativo para o investidor de microfranquias é o prazo para aprovar a participação e o início das operações como franqueado.

Depois do treinamento recebido, em grande parte dos casos, o franqueado já pode começar a trabalhar de imediato. Isso acontece porque estamos falando de um modelo de negócio de menor complexidade e maior facilidade de execução – o que acelera também os seus ganhos!

Quanto custa ter uma microfranquia

Existem inúmeras opções de microfranquias em diversos segmentos de mercado. Como o investimento a ser realizado e o custo operacional são considerados um dos maiores atrativos, esta é também a dúvida mais recorrente.

Segundo a ABF, o teto para um tipo de negócio ser considerado como microfranquia é de R$80 mil reais. Porém, há modelos acessíveis e muito recomendados para quem possui valor de investimento muito aquém do teto.

As microfranquias virtuais

O modelo de microfranquia virtual é uma opção para quem busca um investimento equivalente ao acerto de uma demissão ou renda extra, por exemplo. Além disso, este modelo permite inclusive o trabalho híbrido entre o empreendimento em uma outra função a escolha.

Em geral, o investimento inicial pode começar com cerca de 3 a 7 mil reais. Além destes valores, o franqueado possui como obrigação o pagamento recorrente de taxas de franquia, que incluem royalties, publicidade, etc. Ao pesquisar informações sobre uma potencial empresa para investir, atente-se a estas particularidades.

Como saber se eu tenho o perfil de um microfranqueado

Mesmo diante de tantas vantagens é preciso se atentar às peculiaridades de um microfranqueado. Em geral, mesmo que você conte com o apoio de um funcionário, é o próprio dono quem conduzirá todas ou grande parte das atividades da empresa.

As microfranquias são negócios muito recomendados para pessoas disciplinadas e que gostam de trabalhar sozinhas, sentindo confiança em suas habilidade. Claro que você terá que se comunicar com clientes, eventualmente fazer visitas de negócios – a depender de qual é o produto ou serviço que você vai representar.

Porém, se você gosta de trabalhar em equipe e precisa estar com muitas pessoas ao seu redor, é bom repensar a escolha. O negócio pode crescer absurdamente a ponto de você estruturar uma equipe, mas o caminho até isso não é imediato.

Se você está em busca de um novo negócio e quer começar a empreender agora mesmo, vale a pena conferir, neste link, o material exclusivo que elaboramos com orientações importantes para quem quer investir em uma microfranquia.