Quando o vendedor faz a diferença: 5 dicas para despontar nas vendas

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Vender mais é algo que qualquer empresa almeja, mas é também o intuito de qualquer profissional da área. Por isso, o alinhamento perfeito para qualquer negócio é quando o vendedor faz a diferença e desponta rumo ao sucesso – dele e dos negócios!

Com o mercado em constante evolução, é necessário ficar atento às mudanças. Aprimorar suas habilidades, investir em treinamentos, obter conhecimento sobre novas ferramentas, estar antenado às tendências e ter foco nas necessidades do cliente são pontos importantes para despontar nas vendas.

Para quem quer fazer a diferença, cinco dicas que o levarão rumo ao sucesso!

#1. Desenvolva novas habilidades de negociação

As vendas não acontecem por acaso. Você precisa estudar, evoluir continuamente, ficar atento às mudanças do mercado, às novidades da sua empresa e da concorrência.

Comece avaliando e identificando quais competências precisam ser aperfeiçoadas. Há várias técnicas e métodos diferentes para aplicar e gerar melhores resultados. Contudo, o poder de negociação é imprescindível e merece sua atenção.

O rapport, por exemplo, é uma técnica usada para criar uma identificação emocional junto ao consumidor, favorecendo a proximidade. Uma ligação de respeito e confiança para conquistar a pessoa interessada, facilitando a negociação.

Tem também a técnica de espelhamento, que consiste em, de certa forma, imitar as atitudes e gestos do cliente e até mesmo a fala para gerar uma relação de semelhança maior – que, por sua vez, auxilia a gerar vínculo com a conexão.

Porém, além de buscar técnicas como as citadas, é importante seguir também os princípios básicos:

Seja um bom ouvinte

Saber escutar é fundamental para se ter sucesso na negociação. No ato de ouvir, você consegue argumentar a seu favor e oferecer soluções que o cliente necessita e espera. Isso contribui para o levantamento de respostas para toda e qualquer objeção.

Conheça seus clientes

Conhecendo a fundo o perfil e a necessidade do seu cliente, maior a chance de sucesso na venda. Dessa forma você conseguirá estabelecer uma relação de proximidade ao encontrar pontos em comum e trocar experiências, o que favorecerá o resultado final.

#2. Conheça bem os produtos ou serviços que vende

As pessoas querem fazer negócios com pessoas especialistas em seu mercado, que têm segurança no que estão falando. Se um cliente chega até você, ele está procurando uma solução para um problema ou necessidade específica. Dessa forma, utilizar de abordagens predefinidas e padronizadas não serão suficientes para conquistar potenciais clientes.

Leve em consideração o que o seu cliente quer, entenda o que ele procura e suas necessidades, bem como os motivos que o levaria a consumir o seu produto ou serviço.

Quando um vendedor faz a diferença, ele conhece bem o que seu produto ou serviço tem para oferecer de melhor e suas vantagens diante da concorrência. Isso o ajudará a demonstrar e argumentar os seus diferenciais.

A questão aqui não é só o que sua empresa faz de melhor que seu concorrente, mas como o que você faz de diferente dele impacta no sucesso do seu potencial cliente.

#3. Estreite o relacionamento para fidelizar seu consumidor

Ser um vendedor de destaque significa fidelizar seu consumidor e convencê-lo de que a sua empresa é a melhor opção para o que se propões. Além de vender mais para este cliente, certamente você será recomendado a novos.

Para isso,Invista em um atendimento de qualidade e procure sempre melhorar por meio do feedback do consumidor. Mas mais que clientes satisfeitos, foque também em clientes fiéis. Isso apenas é possível estreitando o relacionamento com eles.

A dica é conhecer bem o perfil de quem você conversa, as necessidades individuais e gostos de cada cliente. Isso criará discursos de identificação e gerará credibilidade para fechar o negócio.

É importante que o cliente consiga ter um contato rápido e acessível a você. Não esqueça também de manter um acompanhamento tanto na venda, quanto no pós-venda. Isso criará um vínculo. Além disso, o pós-vendas é o melhor recurso para gerar uma nova venda!

Tenha em mente que o trabalho a ser feito é dar soluções que facilitem a vida do consumidor. Por isso, sempre que se preparar para uma venda, pense antes de vender em ajudar. Consequentemente a venda acontecerá a quem está disposto a resolver um problema.

#4. Abuse da tecnologia para aumentar seu desempenho e, claro, as vendas

A tecnologia está inserida em nossa realidade de diversas formas. Para o vendedor isso não é só uma vantagem, mas podemos dizer que também um requisito para se manter conectado às tendências do mercado, ser mais produtivo e eficiente.

Nas vendas, a máxima “tempo é dinheiro” também é real. A tecnologia facilita e otimiza o tempo e o atendimento ao consumidor,  possibilitando uma tratativa mais personalizada, de qualidade e que impacte positivamente.

Quando o vendedor faz a diferença, ele sabe usar a tecnologia a seu favor para despontar nas vendas. Isso significa que ele não vê empecilhos em utilizar softwares e extensões que contribuam para o conhecimento de suas oportunidades de venda (clientes em negociação). Pelo contrário: ele está sempre em busca de novas ferramentas!

#5. Quando o vendedor faz a diferença ele não tem medo de metas agressivas

Um bom vendedor tem em mente que, para se obter o sucesso, precisa melhorar constantemente. Só assim conseguirá ser mais competitivo e fazer diferença onde trabalha.

As metas são um fator muito importante e determinante na área de vendas. Por isso, elas devem ser aliadas do seu trabalho, não um empecilho para o sucesso.

Quando o vendedor faz a diferença ele não tem medo de metas agressivas. Pelo contrário! Ele define metas além das que recebe, estimulando a motivação contínua e se desenvolvendo também como pessoa.

Para obter resultados diferentes dos outros profissionais destacando-se, o vendedor terá que fazer o que ninguém faz ou fazer melhor do que quem o faz. Por isso, estabeleça objetivos muito acima do imaginado, crie rotinas sob medida e mantenha-se focado.

O que você faz para se destacar como vendedor e despontar na área de atuação? Aproveite os comentários para compartilhar suas dicas e esclarecer suas dúvidas com a gente!