Microfranquias novas: como descobrir se valem a pena

Com o interesse do brasileiro em empreender associado à necessidade de opções baratas, as microfranquias novas são possibilidades cada vez mais recorrentes no mercado. Em contrapartida, o processo de escolha pode ser mais difícil, justamente pelo pouco tempo de mercado desse tipo de empreendimento.

É então que surge a dúvida para muitos: afinal, como saber se as opções recém chegadas ao mercado valem realmente a pena? Quer apostar em um negócio como este, mas tem dúvidas? A seguir, descubra como responder às perguntas mais recorrentes entre quem busca um empreendimento desses para investir:

Avalie os produtos oferecidos pelas microfranquias novas

Uma microfranquia, em relação à sua marca e sua operação, pode até ser nova, mas dependendo do caso os seus produtos já podem estar bem estáveis e consolidados no mercado. Nesse caso, a idade da franquia não é tão importante, porque os produtos já têm boa saída e um público cativo que conhece e respalda a qualidade dos itens comercializados.

Isso colabora para que as vendas aconteçam sem maiores dificuldades, de modo que o seu investimento tenha o máximo de retorno em um espaço de tempo reduzido.

Vale a pena, portanto, avaliar que tipo de mercadoria ou serviço é oferecido no mercado pelas microfranquias novas, seus concorrentes e qual a relevância deles entre o público almejado. Quanto mais conhecido e bem vendido for o produto, mais chances há de ter sucesso com o negócio.

Considere as condições de investimento

Também é necessário levar em conta quais são as condições de investimento.

Para que as microfranquias novas sejam realmente vantajosas, elas precisam ter um investimento inicial menor que as consagradas. Isso auxilia na redução do risco e na confiabilidade do franqueado.

Se for assim, a margem de lucro é maior e o retorno acontece mais rapidamente.

Por outro lado, microfranquias que exigem um investimento inicial muito elevado e/ou que exigem grande estrutura elevam o risco, logo podem não ser a melhor opção para um investimento inicial.

Antes de fechar o negócio, é importante levar esse fator em consideração. Isso não significa escolher aquela microfranquia mais em conta, mas sim uma de investimento condizente as suas atuais possibilidades de capital — como uma opção virtual ou home based.

Busque a opinião de outras pessoas

Aprender com a experiência de outras pessoas pode te poupar dinheiro, muitos esforços e frustração. Antes de embarcar em qualquer microfranquia que pareça promissora, vá atrás da opinião de quem já se envolveu com esse negócio.

Você pode pedir indicação à própria franqueadora ou avaliar cases de sucesso disponibilizadas pela empresa. É sempre válido também consultar o que tem sido falado na internet, como em canais de reclamações, matérias em portais e redes sociais, por exemplo.

Isso vai trazer uma visão poderosa a respeito da estrutura interna e da percepção da marca no mercado – o que interfere diretamente nos resultados do negócio, já que a marca é um dos maiores bens ao investir em uma rede de franquias.

Caso as opiniões sejam negativas, trata-se de um sinal de alerta para que você procure por outra opção. Já se as opiniões, reviews, indicações e cases forem positivos, há mais chances de você conquistar os resultados que deseja e a segurança necessária para investir em microfranquias novas.

Tire todas as suas dúvidas com a franqueadora

É comum que, mesmo depois de avaliar todos esses fatores, você ainda tenha dúvidas a respeito do investimento. Essa situação é bem natural, já que você deseja acertar e fazer o seu dinheiro render.

Sendo esse o caso, o recomendado é tirar todas as suas dúvidas com a franqueadora. Entre em contato e procure entender melhor como funciona a microfranquia, as exigências e as possibilidades de sucesso.

A partir da análise das respostas e da própria estrutura da empresa em te atender, a decisão se tornará mais informada, pois você vai ter mais segurança a respeito do negócio.

As microfranquias novas podem valer a pena, principalmente, se tiverem produtos que já estão consolidados. Associando isso à análise de investimento e estrutura, fica mais fácil determinar se a opção é ou não indicada para o seu perfil.

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