Franquias e microfranquias: entenda as diferenças e qual a melhor opção

Home > Explore > Franquias e microfranquias: entenda as diferenças e qual a melhor opção

 
Está tomada a decisão de abrir o próprio negócio?

Então chegou o momento de definir qual será o modelo de negócios da sua empresa. A cada dia cresce o número de recém empresários que optam por começar uma franquia com um modelo já consolidado, concessão para uso de marca, os produtos e serviços, e todo o seu know-how. A lógica é “vou investir em uma franquia, assim terei menos risco do que criar uma marca do zero”.

Mas essa não é a única decisão no horizonte.

Se você está avaliando suas possibilidades e ainda não sabe como fazer, preparamos este conteúdo sobre franquias e microfranquias. Entenda agora as diferenças e qual a melhor opção para você.

A diferença do investimento das franquias e microfranquias

Vamos começar direto com o assunto que mais preocupa os empresários: investimento. Essa é uma grande diferença entre franquias e microfranquias. Como você já deve ter imaginado, as franquias exigem um aporte muito maior que das microfranquias. Não necessariamente o tempo para ter o retorno do investimento será proporcional. Isso dependerá da característica do negócio e o quão aceito ele será pelo mercado. Mas como regra geral, as microfranquias são mais acessíveis.

A sua rotina de trabalho e suas liberdades

Novamente, a rotina de trabalho de um empresário depende diretamente da característica do seu negócio. Mas o que geralmente acontece é que a franquia exige mais que a microfranquia. Isso porque no segundo modelo é possível optar por um negócio que seja 100% gerenciável via internet. Ou até mesmo não exija dedicação full time. Você poderá, inclusive, manter o seu emprego atual enquanto toca o novo negócio.

A equipe que o ajudará a conquistar seus objetivos

Para toda empresa é preciso uma equipe. Mesmo que os seus funcionários se resumam a um contador e um assistente, dificilmente um empresário conseguirá fazer tudo sozinho. Essa é uma das grandes diferenças que separam as franquias e microfranquias. Enquanto o primeiro caso envolve a construção de uma empresa maior e que, consequentemente, exigirá mais funcionários, a microfranquia sobrevive facilmente com uma equipe enxuta.

As burocracias necessárias para sobreviver

Essa é a parte que a maioria das pessoas não gosta. Mas infelizmente não existe como escapar de algumas burocracias. Elas são necessárias para registrar a sua empresa e permitir que tudo aconteça dentro da lei. Nesse sentido, as microfranquias saem na frente. Isso porque muitas delas permitem que o empresário se registre como MEI (microempreendedor individual). O reflexo dessa possibilidade são custos mais baixos e tempo menor de dedicação às burocracias.

As análises de mercado e as decisões do empresário

Entender o funcionamento do mercado é fundamental para qualquer pessoa que queira investir no negócio próprio. E isso deve ser feito antes mesmo de iniciar as suas primeiras atividades. Somente assim você poderá entender qual o papel exato que a sua empresa desempenhará. Ou seja, antes de escolher entre franquias e microfranquias, avalie qual delas será melhor recebida pelo público. Qual tem um apelo maior e chances reais de desenvolvimento dentro do seu nicho.

Abrir a própria empresa é, acima de tudo, um ato de coragem. É optar por um desafio cujo sucesso dependerá quase exclusivamente da sua dedicação. Por isso, antes de escolher entre franquias e microfranquias é importante entender as diferenças e saber encaixar as oportunidades à sua realidade de negócio.

Você gostou desse conteúdo e se sente preparado para investir na sua microfranquia? Para se aprofundar um pouco mais, baixe o nosso e-book gratuito “A Hora de Empreender é Agora” e sabia como prosperar com o seu próprio negócio ainda em 2017.