Franquias de Sucesso: os 3 segredos que não contaram a você

Assim como uma boa receita de bolo, as franquias de sucesso não são feitas de apenas de um ingrediente. Grandes empreendedores de franquias não são só especialistas no seu produto ou em como vendê-los – eles se esforçam ao máximo para trazer ideias inovadoras para seu negócio todos os dias. Além disso, fatores externos e internos determinam a jornada da franquia e podem transformar modestas lojas em fenômenos globais.

Os Segredos das Franquias de Sucesso
Foto: Thinkstock

Para ajudar você, analisamos cases franquias de sucesso nacionais e estrangeiras e reunimos três insights que nem sempre os treinadores ou especialistas comentam:

1. Treinamento é a massa que fortalece os franqueados

É normal que franqueadoras treinem seus futuros franqueados apenas uma vez, a fim de dar as noções básicas para o franqueado iniciante. Mas há, no Brasil e no exterior, exemplos de franquias de sucesso que ao invés de oferecer treinamento uma só vez, dão ao franqueado a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos sempre que possível.

Assim, ao invés do franqueado ter que se apoiar mais ou menos no que aprendeu no começo, ele está em constante treinamento, sempre melhorando tanto no modo como cuida da franquia quanto como traz a experiência do produto ou serviço ao cliente.

Apesar de isso ser mais comum em franquias ligadas à tecnologia, onde o conhecimento se aprimora todo segundo, franquias de diversos segmentos tem adotado esse modelo de treinamento constante.

2. Atitude é o açúcar que dá gosto às franquias de sucesso

Por que certas franquias parecem atrair tantos possíveis clientes e franqueados? A resposta é simples: porque a cultura da empresa foi construída com base em pessoas com atitude de empreendedor. Se não demonstramos garra e vontade de fazer o negócio dar certo, os outros não vão acreditar que serão bem sucedidas ao nosso lado.

Quando você se encontrar com um possível cliente, ele deve sentir que você está comprometido com a inovação. Deve andar, falar e agir com espírito empreendedor.

3. Envolvimento é a cobertura que fascina os clientes

Inspirada na Apple, a franquia americana de arranjo de frutas e doces Edible Arrangements abriu uma loja corporativa para que colaboradores e franqueados possam entender a experiência que a empresa passa para o cliente. “Nós construímos uma loja corporativa porque os funcionários aos poucos se desconectam do que acontece nas lojas” explica Tariq Farid, fundador e CEO. “Agora, todo dia eles entram e andam pela loja, entendem como os clientes vêem a marca.”

A empresa regularmente paga os custos para que os franqueados possam ir até a loja corporativa e tenham a experiência da Edible. Isso é especialmente importante quando a empresa quer lançar um novo produto, como quando a Edible decidiu começar a oferecer smoothies, bebida gelada e natural feita com frutas, iogurtes e sorvetes.

Nesse ponto, Tariq diz que o objetivo é surpreendê-los. “Se eles vão até a loja e se empolgam, provavelmente estarão dispostos a acreditar no novo produto. Você não quer que eles acreditem no smoothie apenas porque você os forçou. Você quer que eles acreditem na ideia porque vai ser o melhor smoothie do mundo”

Mantendo os clientes e franqueados engajados, as franquias conseguem facilmente nutrir relações firmes, essenciais para o sucesso.

 

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