Empreender é diferente de ter um emprego: confira prós e contras

Home > Explore > Empreender é diferente de ter um emprego: confira prós e contras

 
Todas as pessoas experimentam diferentes desafios e criam novas metas a cada etapa da carreira. Mas eventualmente a vontade de abrir o próprio negócio pode começar a bater na porta. Pode ser a falta de motivação no emprego atual, ou a busca por um desafio maior que o atual mercado de trabalho oferece. Porém, empreender é diferente de ter um emprego e isso precisa ser considerado antes de qualquer decisão.

Independentemente da razão, é importante conhecer o terreno para dar passos firmes. Para te ajudar a começar tomar decisões mais acertadas sobre essa nova etapa da vida, preparamos um conteúdo completo e esclarecedor que indica prós e contras de cada uma dessas situações.

Leia atentamente e considere estes pontos antes de qualquer decisão!

Prós e contras do expediente de trabalho

Muitas pessoas sonham em empreender para ter mais liberdade no horário de trabalho. Apesar de poder ter total controle sobre quando e como irá trabalhar, empreender é diferente de ter um emprego.

Isso porque enquanto um funcionário registrado tem que trabalhar das 9 às 18h ou 40 horas semanais, por exemplo, um empreendedor pode ter que se dedicar um pouco – ou muito mais – do que isso. A vantagem está em poder trabalhar de qualquer lugar e nos horários que bem entender. Contudo, se você acha que conseguirá trabalhar menos por ser dono do seu próprio negócio, talvez precise rever seu interesse em empreender.

Apenas quando todos os problemas do dia estiverem resolvidos você poderá ter seu tempo livre para aproveitar os benefícios.

O salário e os possíveis aumentos

O salário na conta é um fator importante quando alguém deseja empreender. Embora seja necessário investir um valor inicial, a maioria dos empreendedores o faz para que no final das contas, o salário aumente.

Nesse caso, o trabalhador CLT tem ao seu lado a garantia do pagamento todo mês, independentemente do quanto você produza (afinal, isso impacta em outras coisas, mas não no recebimento do seu salário ao final do período especificado).

Embora o empreendedor não tenha garantias de retorno nos primeiros meses, a tendência é que o investimento seja recuperado com sua dedicação e, a partir daí, o salário ficará melhor.

Além disso, é importante considerar que toda a rentabilidade do negócio (lucro) é produzido para si mesmo, não para outras pessoas como quando se é empregado de uma empresa.

A responsabilidade de empreender é diferente de ter um emprego

Nesse ponto você já deve ter percebido que a palavra-chave do empregado de uma empresa é “estabilidade”. Mesmo que ele falte vez ou outra, ou não seja tão produtivo, o salário estará garantido. Contudo, é uma estabilidade entre aspas (“), pois sabemos que não há emprego estável e a apesar dos benefícios (acerto, FGTS, seguro-desemprego), nunca podemos assegurar o dia de amanhã.

Para o empreendedor a realidade é diferente. Todo o seu rendimento financeiro será o resultado direto do seu esforço. Por isso, as responsabilidades são maiores, mas ao mesmo tempo, as vitórias serão totalmente suas.

O faro para os negócios e para oportunidades

O que todos os empreendedores de sucesso têm em comum é um faro apurado para oportunidades de negócios. Quando os empregados de uma empresa podem contar com uma equipe ou liderança para indicar o caminho das pedras, o empreendedor deve ser essa liderança.

Ou seja, quem deseja seguir a carreira por conta própria deve estar sempre por dentro dos acontecimentos até o ponto de conseguir antecipar-se a uma tendência de mercado para se destacar da concorrência e obter o êxito. Por isso, é seguro dizer que empreender é diferente de ter um emprego no que se refere às oportunidades de negócios.

Quando chega a hora de abrir o próprio negócio, a vontade de ser bem-sucedido é capaz de transformar qualquer profissional em um empreendedor de sucesso. Empreender é diferente de ter um emprego pois todos os seus esforços acontecerão para o seu próprio bem.

Se você procura por uma oportunidade de ouro, a opção perfeita pode ser o investimento em microfranquias. Essa é a forma mais segura de empreender sem correr os riscos de testar um novo negócio.

Se você gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre o mundo dos empreendedores, baixe nosso e-book gratuito “A hora de Empreender é agora” e saiba tudo o que é necessário para ter sucesso.