4 dicas para quem está no seguro desemprego e quer abrir empresa

De acordo com dados do IBGE, o Brasil começou Outubro com mais de 12 milhões de desempregados, reflexo da triste trajetória que a economia brasileira segue.

Apesar da queda no número de empregados, esses dados revelam uma nova realidade: o número de brasileiros que começam a empreender aumenta gradativamente. Para alguns, o período do recebimento do desemprego torna-se um momento para pensar em oportunidades.

loocalizei-franquias-empreendedorismo-empreender-desempregado

Mesmo assim, apenas ver a oportunidade não garante o sucesso. O professor de empreendedorismo da Insper, David Kallas, alerta: “Muitas vezes, a pessoa é demitida e acha que abrir o próprio negócio é a única saída para ganhar dinheiro. Esse é o empreendedor por necessidade que, diferente do empreendedor por oportunidade, não se planeja e pode fracassar”.

Mas se você é daqueles que viu no desemprego a oportunidade de empreender com sucesso, listamos quatro dicas para que tudo dê certo:

1. Planejamento antes de começar

Montar seu negócio logo depois da demissão, planejando-o com pressa e sem a reflexão necessária, é um perigoso erro inicial. Com o seguro desemprego e um bom controle de gastos, o futuro empreendedor pode focar três ou quatro meses em planejar seu negócio com cautela e inteligência.

2. Duas cabeças pensam melhor que uma

Na hora de empreender pela primeira vez, é sempre bom considerar a ajuda de um sócio, seja com sua expertise na área ou com capital para investimento. Por isso, aproveite esse momento de transição para conversar com o máximo de pessoas possível e buscar um parceiro.

3. O potencial de mercado da ideia

É necessário uma avaliação sobre sua ideia de produto ou serviço e qual é o potencial de mercado dela. Para empreendedores de primeira viagem, especialistas recomendam seguir modelos de startups ou das clássicas empresas de fundo de quintal. Assim que houver garantia de que o produto ou serviço é rentável, o investimento também deve ser feito de forma gradativa.

4. Abrir uma franquia?

Em tempos de crise os riscos aumentam, mas as oportunidades também. Por isso é necessário mais do que apenas uma dica para você que quer abrir uma franquia e ter sucesso no mercado. Se você está em busca de um novo negócio e quer começar a empreender agora mesmo, vale a pena conferir, neste link, o material exclusivo  que elaboramos com orientações importantes para quem quer iniciar sua jornada empreendedora.

Tagged with:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *