10 Dicas para Aprender a Empreender

O empreendedorismo é uma opção de carreira para profissionais de quaisquer áreas de atuação. Eventualmente, mais que uma opção, esta é uma vontade que cruza a mente de quem ainda é funcionário regular em uma empresa. A grande questão é que muitos não sabem que é possível aprender a empreender e, por isso, não arriscam.

Apesar de parecer um dom único e feito especialmente para algumas pessoas, é preciso desconstruir esse mito. A realidade por trás das histórias de sucesso dos empreendedores é repleta de bastante suor e esforço, o que apenas demonstra que é possível a qualquer pessoa começar.

Se você deseja empreender, mas não sabe como dar os primeiros passos, confira as 10 dicas que selecionamos para você começar o quanto antes!

1. Comece a aprender a empreender no dia a dia

Começar um empreendimento é como qualquer início de carreira: todos os passos tomados são oportunidades de aprendizado e, nesse sentido, aprender a empreender é fundamental.

Durante essa fase, é importante conciliar as posições de empresário empreendedor e aprendiz concomitantemente. Essa postura garante que você consiga enxergar oportunidades e ameaças ao longo da sua trajetória, trace estratégias e busque táticas para driblar suas dificuldades e se desenvolver.

O aprendizado é cotidiano. Cada dia uma novidade e uma nova forma de se desenvolver rumo ao sucesso.

2. Busque conhecimento sistêmico e amplo

Esse será um novo início, mas toda a sua experiência até hoje conta (e muito) para a sua nova carreira e para o desenvolver do seu novo empreendimento.

Apesar disso, é importante que você busque conhecimento variado, amplo e sistêmico. Afinal, o dono de um negócio acaba se envolvendo em todos os setores da empresa. No início você fará de tudo um pouco, por isso precisa buscar informações e meios de entender um pouco de cada atividade que desenvolverá.

3. Conheça o mercado em que o seu negócio se insere

Conhecer e manter-se informado sobre o mercado de atuação que o seu negócio se insere é um dos primeiros passos  e princípios para aprender a empreender.

Isso significa estudar a situação econômica dele, sua concorrência, entender as falhas e movimentos naturais do mercado, sazonalidades, perfil do cliente, mas, acima de tudo, conseguir corresponder às expectativas dos seus consumidores.

Apenas entendendo o mercado você conseguirá propor soluções inovadoras, que trarão resultados positivos, ou seja, a lucratividade, e que farão sucesso.

4. Mantenha o objetivo principal em foco

Ao longo da jornada surgirão oportunidades diferentes das planejadas e que poderão parecer grandes ou únicas demais para serem dispensadas. Bem, de fato isso pode mesmo ser uma verdade, mas é importante manter o foco no seu objetivo principal.

Você se propôs a empreender. Por isso, entenda como exatamente elas o ajudarão a chegar lá. Em vez de dispensar por completo, proponha um bate-papo, entenda a demanda e veja como o seu negócio pode se encaixar no contexto. Isso ajudará a manter o foco e até mesmo encontrar potenciais clientes para o seu negócio!

5. Enxergue oportunidades nas dificuldades

O caminho para aprender a empreender não é dos mais fáceis. Não é estranho que muitos desistem dele.

A questão é que, de fato, certamente surgirão dificuldades ao longo da trajetória de empreendedor. Mas o que diferencia aqueles que têm sucesso daqueles que fracassam é como eles lidam com as dificuldades – a tão conhecida “resiliência”.

Em situações de crise econômica, por exemplo, o cenário aparentemente desfavorável pode esconder oportunidades imperdíveis e um empreendedor que se dispõe aos desafios de ter o seu próprio negócio sabe que eles fazem parte do trajeto rumo ao sucesso.

6. Invista na identidade e força da marca que você criar

Se você optou por criar um negócio novo, sem uma marca de respaldo (popularmente dizendo, do zero), é importante investir na identidade e abrangência dela. Ou seja, qual é a mensagem que você deseja passar com esta marca/negócio e como pretende que ela seja percebida por seus cliente.

Em muitos casos, este é um fator diferencial para destacar a sua empresa da concorrência e pode ser feita de forma sutil, sem investimentos exorbitantes – como geralmente é relatado.

7. Considerar uma franquia

As franquias são excelentes formas de empreender. Principalmente porque elas representam um negócio que já foi testado e, por isso, tem mais chances de obter sucesso. Dentro dessa modalidade existem ainda as microfranquias, que demandam um investimento inicial ainda menor.

8. Criar metas realistas

Em todo novo negócio é importante sonhar e pensar nas diferentes formas de obter sucesso. Mas as suas metas devem ser realistas, pois você deverá ser capaz de cumpri-las dentro de um determinado espaço de tempo. Dessa forma você evita frustrações e consegue manter o controle sobre o crescimento da sua empresa.

9. Conhecer seu público

Conhecer o seu público vai além de apenas imaginar como ele deve se comportar. Isto é, você deve de fato entender quais são suas dúvidas, anseios e como a sua empresa poderá ajudar a resolver esses problemas. Conhecendo o seu público você terá mais poder para tomar decisões.

10. Saiba se comunicar, em todos os momentos

Essa dica serve para todos os momentos do seu negócio. Desde a comunicação com funcionários e fornecedores, até a comunicação da marca com o público. Um diálogo transparente e sem grandes floreios é capaz de conquistar grandes metas.

Aprender a empreender não é uma tarefa simples como enviar um e-mail. Mas ela pode ser bem menos complicada que você imagina. O segredo é manter o foco e saber levar o negócio com sabedoria e paciência. Se você quer entender um pouco mais sobre empreendedorismo, consulte o nosso material gratuito “A Hora de Empreender é Agora” e saiba como prosperar com o seu negócio em 2017.