“Eu deveria abrir uma franquia ou criar um negócio próprio?”

Você se sente mais inclinado a abrir uma franquia ou começar um negócio próprio do zero? Uma questão nada fácil. Sabemos que ser franqueado requer algumas atitudes empreendedoras específicas.

A maioria dos franqueados bem sucedidos são capazes de combinar efetivamente um forte espírito empreendedor com a vontade de seguir caminhos já trilhados e comprovados. É difícil encontrar tal combinação de características, e um franqueado que não possua uma delas acaba tendo problemas durante a jornada.

abrir uma franquia

O franqueado que não tem a determinação de um empreendedor terá o difícil obstáculo de lidar com a flutuação da margem de lucro, por exemplo. O franqueado que tiver problemas com disciplina e com seguir os métodos da franquia, deixará de oferecer as experiências que os clientes esperam da marca.

Mesmo tratando-se de uma decisão complexa, vamos tentar simplificar todo esse processo e passar uma rápida visão geral para ajudar você a descobrir se faz sentido continuar no seu emprego, abrir uma franquia ou iniciar seu próprio negócio de forma independente. Considere as seguintes situações:

  • Funcionário: Se os riscos de ter um negócio te assusta e você não tem espírito empreendedor; começar um empreendimento provavelmente não é para você, seja seu próprio negócio ou uma franquia.
  • Empreendedor Criativo: Se você tem mente criativa e se sente limitado com modelos e métodos pré-estabelecidos, começar seu próprio negócio de forma independente é provavelmente a melhor escolha.
  • Empreendedor Executivo: Se você se sente confortável dentro de sistemas de franquias já testadas, com resultados comprovados, liberdade e autonomia, franchising pode ser o melhor negócio para você.

Mas é claro, você não deve tomar a decisão com base só no que é mais confortável. Há aqueles que podem te ajudar a explorar suas habilidades, personalidade, preferências, etc, com uma simples conversa. Se você pensa seriamente em virar franqueado, eu recomendo a você trabalhar com um treinador de franqueados que pode ajudá-lo a encontrar a empresa que melhor se encaixe ao seu perfil.

Aqui estão as quatro primeiras perguntas que você deve considerar ao decidir entre abrir uma franquia ou seu próprio negócio. Use-as como referência quando conversar com um franqueador sobre ser dono de um negócio.

Você tem alma de empreendedor?

Como mencionado acima, ter um negócio próprio de qualquer tipo requer espírito empreendedor. Você deve estar disposto a agir rapidamente, gerir com confiança e aceitar a responsabilidade sobre seu futuro negócio.

Quanto controle você precisa ter sobre o negócio?

Acesso a uma marca estabelecida e sistemas de gestão comprovados são duas das maiores vantagens de ser franqueado. No entanto, os franqueados devem se dedicar a seguir o modelo já testado e comprovado da marca, afim de realmente beneficiar-se com ela. Se você prefere trabalhar constantemente alterando o modelo de gestão e ter controle total sobre o negócio, a franquia não é para você.

Você está disposto a assumir riscos?

Seguir o modelo de franquias permite aos donos de negócios minimizar os riscos que enfrenta um empresário de negócio próprio independente. Em troca de uma taxa mensal de royalty, os franqueados recebem apoio significativo do seu franqueador.

No entanto, mesmo a melhor franquia ainda requer uma boa gestão de negócios, e outras características comentadas acima, por parte do franqueado. O risco associado a isso é algo que deve ser um motivador para você!

Lembre-se: esta não é uma decisão fácil. Enquanto essas questões podem te ajudar a determinar qual é o melhor modelo de negócios para você, elas não vão garantir o sucesso. Isso depende de você. Certifique-se de cercar-se com uma excelente equipe de consultores, ou mesmo amigos, que podem ajudá-lo a identificar uma oportunidade de negócio viável e que esteja de acordo com seu perfil empreendedor.

Você conhece as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia?

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), desde 2014 o setor de franquias tem crescido sem grandes quedas. O franchising está sofrendo menos do que as outras indústrias e quem já é franqueado sente menos os efeitos da retração econômica do que o empreendedor do negócio próprio, que não atua em rede. Para os especialistas, a crise tem impulsionado o desenvolvimento desta área e até um modelo de franquia recente, mas já consolidado nos Estados Unidos, tem ganho espaço no mercado brasileiro: a franquia home based. Segundo a ABF, o segmento de franquias home based apresentou crescimento de 15% em 2014 e desde então não tem parado, mesmo na crise. “É uma forma mais ágil e segura de viabilizar um negócio”, afirma Luiz Felizardo Barroso, advogado especialista em franquias.

Mesmo assim, como qualquer outro negócio, abrir uma franquia requer planejamento para ser bem-sucedido. Para isso, listamos 4 dicas que ajudarão você que já estava ou começou a pensar agora em abrir uma franquia:

1. Grandes ideias, pouco investimento

Existem franquias para todos os setores e todos os bolsos. Mas no momento de crise que o país passa, franquias com valor inicial reduzido, como as microfranquias, podem ser uma boa ideia. Além do mais, o investimento necessário para abrir uma franquia é recuperado mais rapidamente e no pior dos casos, o prejuízo será menor.

2. Suporte, mas também liberdade

Uma das grandes vantagens de abrir sua franquia é ter o suporte de uma matriz com modelos consolidados, que ofereça conhecimento ao seu franqueado. Apesar disso, a marca deve dar certa liberdade para que o franqueado ande com as próprias pernas. Essa liberdade é necessária em qualquer momento da economia, mas na crise sua importância aumenta.

3. Entenda a capacidade do produto

Na crise, qual é um dos objetivos que as pessoas mais almejam? Amenizar a própria crise! Se o produto representa para o cliente alguma forma de combater altos gastos e aliviar o momento economicamente difícil, isso se torna uma vantagem para quem quer abrir uma franquia. Alternativas baratas para serviços caros custam crescer em tempos de crise.

4. Conheça seu público-alvo

Apenas avaliar o produto não é tudo, avaliar o público-alvo é essencial. Aqui, é importante optar por uma rede que seja capaz de atender a vários tipos de consumidores. Se é algo muito de nicho, a franquia é mais suscetível às oscilações do mercado. Se é uma marca que possua soluções para diversos segmentos, a franquia é capaz de se adaptar à demanda.

Se você se sente decidido e quer começar a empreender em breve, vale a pena conferir, neste link, o material exclusivo  que elaboramos com orientações importantes para quem quer o início da jornada empreendedora, seja abrindo um franquia ou um negócio próprio.

Traduzido originalmente do Entrepreneur

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